4 Categorias que o Oscar Poderia Adotar


Lembra quando o Oscar veio com a ideia de fazer a categoria de “Melhor Filme Popular”, mas todo mundo achou ruim a ideia, então, eles deixaram para lá? Pois é, isso me fez pensar em categorias que o Oscar poderia de fato adotar. Categorias que eu, Juliana, acho que seriam interresantes e também ajudariam na inclussão (ou não) de filmes mais diversos na premiação.

Por isso, no poste de hoje eu irei falar sobre 4 categorias que o oscar poderia adotar.


[Melhor Dublagem/Atuação não Presencial]

A primeira categoria que pensei, e que incluiram bastantes as animações, é uma premiação envolvendo as dublagens, ou atuações em que não vemos o ator. Afinal, cada vez mais vemos produções onde os personagens são animações 3D quiadas por uma atuação.

Por exemplo, temos o Andy Serkis fazendo o Cesar do novo Planeta dos Macacos e o iconico Gollun. (Se bem que o Andy Serkis é um cuzão que fica desvalorizando a animação.) Temos a atuação da Zoë Saldaña, na verdade, temos a atuação de quase todo o elenco, no Avatar de 2009. O Josh Brolin como Thanos, Cumberbatch como Smaug e essa lista só tente a aumentar.

Só nesses poucos exemplos de “Atuação Não Presencial” eu já coloquei vários filmes populares, e acho que eles merecem uma apreciasam visto que é uma atuação diferente comparada com a “tradicional”.

O mesmo vale para dublagem, que é uma atuação diferente até mesmo da atuação falada anteriormente, visto que a dublagem só é passada e captada via formato sonoro. Uma categoria que iria valorizar bastante as animações, visto que é a que mais precisa de dubladores.

Mas não só a animação, por exemplo, Scarlett Johansson, no filme HER, que foi um filme indicado a alguns Oscars, poderia participar nessa categoria. (E vai me dizer que você não ficou seduzido pela voz dela nesse filme?) Assim também como eu acho que dublagens como de Robin Williams como Gênio, ou Jeremy Irons como Scar, ou Holly Hunter como a Mulher Elastica, ou a Anika Noni Rose como Tiana, entre muito outros, mereciam mais apreciasão. Além de uma categoria como essa iria ressaltar bastante a profissão do dublador, que as vezes é subjugada na area de atuação.



[Melhor Elenco]

Vamos copiar os amiguinhos. Porque como o filme de Pantera Negra mostrou, as vezes um filme não tem um ator ou atriz que se destacaram, mas um elenco que soube trabalhar bem em conjunto.

Seria uma categoria muito importante para o ego que ocorre na indústria cinematográfica. Porque se tem algo que eu aprendi na faculdade de cinema é que um filme é um trabalho em equipe. E o Oscar é uma premiação individualista, afinal quase sempre é só uma pessoa que sobe ao palco, sendo só na hora de melhor filme que a equipe sobe, mas que no final quem leva o prêmio é só o produtor.

Ter uma categoria que envolva premiar o trabalho da equipe, onde não estaria só incluso os atores, mas também quem trabalhou com o elenco, como quem vez o cast e o preparou, mostraria a importância de trabalho em conjunto, e não se preocupar só com a atuação individual.

Assim, se essa categoria já existisse o Pantera Negra já estaria levando o prêmio desse ano, e quem sabe tivesse mais filme de heróis concorrendo, afinal elenco de filme blockbuster costuma ser grande. (E abre parêntese, eu também colocaria o elenco de Aranhaverso, que acho que trabalharam muito bem em conjunto.)


[Melhor Animação Estrangeira]

Se tem melhor filme e documentário estrangeiro, porque animação não têm? Assim, essa é uma categoria que eu não sou tão a favor assim, mas eu acho que essa categoria tenderia a apresentar mais filmes de animação ao público. Porque eu vejo o Oscar bem mais como uma vitrine do que um concurso de qualidade.

Eu penso nessa categoria porque normalmente o Oscar de longa de Animação costuma der um filme estrangeiro e o resto americano. Onde normalmente esse filme estrangeiro chegou ali justamente pela sua qualidade técnica e não a sua popularidade.

Outro fator que me fez pensar nessa categoria foi o Oscar do Ano passado que tinha “O Poderoso Chefinho” concorrendo, em um ano aonde “Koe no Katachi” foi exibido em 2017 nos EUA.

O que não me faz concordar tanto com essa categoria é que provavelmente seria desvalorizada em relação ao melhor filme geral, mas que daria mais espaço para filmes estrangeiros para o evento.


[Melhor Cena]

Para finalizar, a categoria menos provável e quem sabe a mais sem sentido, a categoria de Melhor Cena. Assim, eu coloquei essa categoria aqui, porque eu penso nela faz um tempo. Sabe quando anunciam os indicados e aparece uma cena do filme? Eu sempre fico pensando, porque pegaram essa cena? Essa é a cena “que deu o Oscar” para o indicado?

Da mesma forma que eu fico pensando que há filmes que são oks, mas que não chegariam ao Oscar, porém tem aquela cena que se destaca. Onde a diretora ou diretor souberam muito bem montar aquele momento. Aquele momento que o ator ou atriz souberam fazer o seu papel. Onde todas as categorias de imagem e som estavam em perfeita sincronia.

(E assim, na minha faculdade de cinema a gente assistia os filmes completos, claro, mas a gente analisava bem mais cenas do que filmes.)

Sem contar que normalmente as pessoas costumam lembrar de uma cena que mais chamou atenção do que do filme todo. Por exemplo, cenas que veem a cabeça são: A cena a qual a Furiosa, no último filme de MadMax, se ajoelha no deserto, desolada. Ou quando os Hunos estão chegando em Mulan e tem aquela montagem entre eles descendo e a Mulan tentando acender o ganhão. Ou a cena icônica de “Você está falando comigo?” de Taxi Driver. Ou até mesmo a cena mais icônica ainda de Psicose que revolucionou a montagem no cinema.

Assim, eu sei que nunca iriam fazer uma categoria tão separatista assim e isso é mais uma super reflexão minha, mas é uma reflexão válida.

Na verdade, eu gostaria mesmo que o Oscar adotasse as duas primeiras categorias, a Categoria de Dublagem porque já é algo presente no cinema atual e a Categoria de Elenco para valorizar o trabalho em equipe. Porque, no final o Oscar é mais uma celebração ao cinema que promove filmes do que um verdadeiro parâmetro de qualidade.

Lady Gaga será meu novo Leonardo DiCaprio.

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.