Temporada de Animes (Primavera 2018)

Ok, vamos lá explicar um pouco sobre o “mundo otaku”.



Na verdade, eu estava planejando fazer uma lista da temporada de primavera de 2018, mas quando eu me deparei com quase 60 títulos eu admito que desisti. Porém, ao pensar sobre o assunto, percebi que ele pode não ser de conhecimento de todos, até mesmo para aqueles só curtem animes sem compromissos. Se você já é um otakinho e manja dos rolês, no final do poste vou falar quais são as minhas expectativas para a nova temporada. (depois da imagem)

A distribuição dos animes, das animações japonesas, tem um número de produção gigantesco, onde em quatro vezes ao ano estreiam dezenas de séries animadas, além de filmes, OVAs (original vídeo animation), etc. Esses quatros períodos do ano são nomeados de temporadas e seguem a estação que está se iniciando lá no hemisfério norte. Ou seja, a temporada de inverno começa em janeiro, a de primavera em abril, a de verão em julho e a de outono em outubro.

Para ter uma noção, na temporada passada, a de inverno, estrearam 49 produções seriadas, sendo novas ou continuações (tipo 2° temporada). Além de 16 filmes, boa parte longas sobre algum anime. E como eu já disse no começo, a temporada que começou agora, dia 1 de abril, está contando com entorno de 60 títulos. Se esse grande volume de produção é bom ou não, é uma discussão para um próximo poste.

Voltando a organização de lançamentos, eu a considero essa forma bem produtiva e muito boa para o consumidor. Pois, normalmente, as temporadas saem com episódios fechados, eles anunciam se serão um cour (12/13 episódios) ou dois cour (24/25 episódios). E nós, expectadores, sabemos quando haverá novidades, diferente das animações americanas, que saem esporadicamente e vivem entrando e saindo de hiatos. Ou até mesmo as séries live-action que simplesmente estreiam nas streams sem avisar.

As imagens estão na ordem dos títulos falados.
Eu normalmente assisto as temporadas quando elas acabam, para maratonar, então, atualmente estou assistindo à temporada de inverno (fiquem ligados que vai sair algumas reviews sobre eles). Mas eu costumo dar uma olhada e ficar na expectativa para as que ainda vão estrear. Os títulos de primavera que devo dar uma olhada são:

Golden Kamuy, anime adaptado do mangá, com 12 episódios, estreia prevista para 9 de abril de 2018. Ele está sendo feito pelo Geno Studio e dirigido por Hitoshi Nanba. Ele me chamou a atenção por ser um anime de época, e ter uma personagem Ainu (tribo indígena japonesa), então, ao menos o universo me parece interessante. Além da animação parecer ótima. (Página do anime no MAL)

Hinamatsuri, anime adaptado do mangá, com 12 episódios, estreia dia 6 de abril de 2018. Está sendo feito pelo estúdio feel. e dirigido por Kei Oikawa. Uma menina alienígena se torna a nova arma da mafia japonesa. Ele se mostrou ser uma comédia non-sence muito divertida. (Página do anime no MAL)

Piano no Mori (TV), anime adaptado do mangá, 12 episódios, estreia dia 9 de abril de 2018. Está sendo feito pelo novo estúdio Gainax, Fukushima Gainax. É um anime slice of life que vai contar a história de duas pessoas, de duas classes sócias, e um mesmo sonho, tocar piano. O que me atraiu mesmo foi o traço meio old school. (Página do anime no MAL)

Hisone to Maso-tan, anime original, sem episódios definidos, estreia dia 13 de abril de 2018. Está sendo produzido pelo estúdio Bones (Mesmo de Noragami e Bungou Stray Dogs), é dirigido por Hiroshi Kobayashi. Um anime de aviões e dragões, me parece interessante. O design dos personagens afasta um pouco, mas animação pareceu ótima. (Página do anime no MAL)

Shiyan Pin Jiating, anime adaptado do mangá, sem episódios definidos, estreia dia 9 de abril de 2018. Sem estúdio e equipe reveladas. O anime conta a história sobre 5 irmãos, 4 experimentos científicos e um humano, adotados por cientistas. Ele parece ser bem fraquinho, mas a proposta me chamou muito a atenção. (Página do anime no MAL)

OVA – Asagao to Kase-San, anime adaptado do mangá, um episódio, estreia dia 9 de abril de 2018. Está sendo feito pelo estúdio Zexcs e dirigido por Takuya Satou. Um romance de duas garotas no colegial. Vou assistir por ser a adaptação de um dos meus mangás yuri (gênero de romance entre duas garotas) favoritos. (Página do anime no MAL)

Filme - Liz to Aoi Tori, original derivado de uma novel, estreia dia 21 de abril de 2018. Está sendo feito pela Kyoto Animation e dirigido pela Naoko Yamada (Mesmos de Koe no Katashi). É um filme spin-off (história paralela) da série Hibike Euphonium!, apesar da série ter sido um queerbaiting (insinuação de romance homexesual, mas que não acontece), eu vou dar uma chance para o filme, principalmente por causa da direção da Naoko. (Página do anime no MAL)

Além desse também irei assistir a segunda temporada de Amanchu! e a terceira temporada de Boku no Hero Academia.

Por fim, vou deixar aqui sites que fizeram listas dos animes dessa temporada de primavera que estreou no domingo: (RandomC – Eng | MyAnimeList – Eng | Anikenkai - Pt)

Espero que tenham gostado, que tenha sido útil como uma explicação de como funciona a animação no Japão e o fandom otaku. Não sei se irei trazer sempre as minhas expectativas para a próxima temporada, mas fica como ideia.

Comenta aqui também o que você está esperando para essa temporada?

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.